Cinco dicas para fazer escolhas corretas.


"No livro de Isaías está registrada uma frase que toca o meu coração:
“Eu sou o Senhor teu Deus,
que te guia pelo caminho em que deves andar.”
(Isaías 48.17)
O texto afirma de forma clara:
Deus orienta seus filhos em suas decisões.
É verdade que Deus não escolhe por nós,
mas Ele nos auxilia nas escolhas.
Deus diz: “Eu sou o Senhor teu Deus,
que te guia pelo caminho em que deves andar.”
Como Ele faz isso? Através da Bíblia.
Deus registrou na Bíblia várias dicas que
eu e você precisamos seguir ao fazermos escolhas.
Deixe-me mostrar algumas destas dicas.
A primeira dica é esta:
Tome cuidado com a precipitação!.
Um dos maiores erros que cometemos ao
tomarmos uma decisão é agir por impulso,
agir com pressa e sem reflexão das conseqüências.
Por favor, não me entenda mal.
Eu não estou defendendo a procrastinação,
que é deixar para depois o que precisa ser feito agora.
A procrastinação é pecado, mas a Bíblia afirma que o precipitado erra!
Veja o teor de Provérbios 19.2:
“Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento,
peca aquele que se apressa com seus pés”.
Como você vê, agir sem pensar não é bom.
Quem se apressa, erra o caminho.
A segunda dica para fazer uma escolha correta é:
Ouça as pessoas que te amam de verdade!.
Você tem amigos que têm coragem de lhe contrariar,
pessoas que lhe amam o suficiente para dizer que você está errado?
A Bíblia se posiciona assim sobre o assunto:
“Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo”
(Provérbios 27.17).
Ou seja: um amigo de verdade, que nos confronta,
é capaz de nos ajudar a fazer escolhas sábias.
Em provérbios 11.14, lemos:
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai,
mas na multidão de conselhos há segurança.”
A terceira dica para fazer uma escolha correta é:
Escute seus líderes!.
A Bíblia diz, em Hebreus 13.17:
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles;
porque velam por vossas almas...”.
A verdade principal deste texto aponta para a necessidade
de ouvirmos as pessoas que estão exercendo liderança espiritual sobre nós.
Precisamos escutar qual é a avaliação destas pessoas.
Claro que não estou defendendo a idéia
de ter um “guru”, que define o que vamos ou não fazer.
O que a Bíblia ministra é que devemos ter pessoas que
pastoreiem nossas vidas e que, nas escolhas,
podem nos ajudar a avaliar e definir os rumos que daremos à nossa existência.
A propósito, você tem pessoas que exercem autoridade espiritual sobre sua vida?
A quarta dica para fazer uma escolha correta é esta:
Tenha certeza de que nada contraria o Espírito da Bíblia!.
Tome cuidado para não contrariar o que Deus já registrou em sua palavra.
Se o que você vai fazer contraria a Bíblia, não prossiga!
Viva a vida na dimensão de Josué 1.8:
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei;
antes medita nele dia e noite,
para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo
quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho,
e serás bem sucedido.”
Finalmente, a quinta dica para fazer uma escolha correta é:
Busque o testemunho do Espírito!.
Depois de ter vencido as quatro dicas anteriores,
agora busque a paz de Deus através do testemunho do seu Espírito.
Faça isto em oração!
A Bíblia garante:
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”
(Romanos 8.16).
Ou seja: Deus vai testificar em seu coração que a decisão está certa.
Veja alguns sinais do testemunho do Espírito:
Primeiro, não fica dúvida!.
Segundo, Ele estabelece a paz!.
E em terceiro lugar, as outras pessoas que vivem conosco confirmam e
as circunstâncias, independentes de favoráveis ou contrárias,
também testemunham!.
Eu estou certo de que a observância dessas dicas da palavra de Deus
o levarão a fazer escolhas corretas e a viver melhor!

Pastor Helvecio

1 comentários:

Claudia Carvalho disse...

Amada parabens está lindo mesmo!
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★T
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TE
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TEN
´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TENHO
´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TENHO★A
´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★M
´´´´´´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MAR
´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA★EU★TE
EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA★EU★TENHO★A★MAR
´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA★EU★TENHO★A
´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA★EU★TENH
´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA★EU★
´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROMESSA
´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROME
´´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PR
´´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PR
´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROM
´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROM
´´´´´´´´´´EU★TENHO★A★MARCA★DA★PROM
´´´´´´´´´EU★TENHO★A★´´´´EU★TENHO★A★
´´´´´´´´´EU★TENHO´´´´´´´´´´EU★TENHO
´´´´´´´´´EU★TE´´´´´´´´´´´´´´´´EU★TE
´´´´´´´´EU★´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´EU★

▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓